Após 14 meses de gestão de Janaina Audino, tomou posse nesta quinta-feira (3) a nova secretária de Educação de Porto Alegre, Sonia Maria Oliveira da Rosa. Formada em Pedagogia, a profissional liderava a mesma pasta em Canoas até então, onde permaneceu por um ano.
Sonia assume a Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a missão de identificar o déficit de aprendizagem existente na rede, que atende 68 mil alunos, após dois anos de pandemia, e criar um plano de recuperação desses conhecimentos e habilidades.
— Já temos uma avaliação diagnóstica que a secretária Janaina organizou muito bem e será nosso ponto de partida, mas a avaliação precisa ser constantemente realizada para sabermos se as próprias estratégias que criamos com as escolas estão dando resultados — relata a secretária.
Um dos pontos que terão atenção na gestão de Sonia é o processo de alfabetização das crianças, que será trabalhado não só entre alunos do primeiro ao terceiro ano, quando normalmente o letramento ocorre, mas também entre estudantes mais velhos.
— Será que a criança que estava no terceiro ano em 2020 e hoje está no quinto ano realmente conseguiu ser alfabetizada? É nisso que teremos que retroceder para alfabetizá-la totalmente e ela seguir sua trajetória — explica a nova gestora.
Além da recuperação da aprendizagem, Sonia também pretende investirem formação continuada dos docentes da rede, tanto na área acadêmica como no uso de tecnologias. Ela destaca, ainda, a pretensão de fortalecer o elo entre Smed, escola e comunidade, por meio de uma plataforma de gestão pedagógica.
Além da pedagoga, tomou posse a nova adjunta da pasta. Claudia Gewehr Pinheiro, que já exercia a função em Canoas, se soma à gestão. Ela auxiliará na parte pedagógica e o atual adjunto Mário de Lima ficará com a parte financeira.