Com balões e música, a rede Adventista retomou as aulas na manhã desta segunda-feira (7) em Porto Alegre. Em três dos quatro estabelecimentos localizados na Capital, os estudantes foram recepcionados seguindo os protocolos sanitários. Apenas a unidade do bairro Camaquã deve retomar as atividades na próxima semana.
Em nenhuma das escolas é exigido o passaporte vacinal, ou seja, o comprovante de que o estudante recebeu ao menos uma dose da vacina contra covid-19. Alunos com comorbidades comprovadas, entretanto, podem assistir as aulas de maneira online.
No colégio do bairro Partenon, a fila de vans escolares já dava a ideia da retomada. Na chegada dos estudantes, um funcionário recepcionava a todos e orientava para onde deveriam seguir. Conforme a diretora, Luizelia Pinzon Alva, o movimento era de quase totalidade.
– Temos cerca de 700 alunos e acreditamos que 90% vieram.
A escola atende da Educação Infantil (4 anos) ao Ensino Médio e, de acordo com a diretora, todos os protocolos estão sendo adotados. São colocados tubos de álcool gel nas mesas e corredores e há a orientação para se manter o distanciamento. O uso de máscara também é obrigatório.
Além disso, a instituição programou recreios escalonados entre as turmas, desativou bebedouros e serve lanches individualizados na cantina. Para os de idade menor, a orientação é que os pais mandem o lanche de casa.
No Colégio Adventista Marechal Rondon, na Vila Ipiranga, cerca 80% dos alunos compareceram neste primeiro dia. A vice-diretora, Tatiane Goetz dos Santos, ressalta que este é um ano diferente.
– A gente está iniciando todo presencial. Isso já é diferente. Mas o sentimento é de muita felicidade.
Na unidade, localizada no bairro Sarandi, o diretor Josemar Vaz Garcia calcula que cerca de 250 alunos compareceram no turno da manhã. Todos têm a temperatura verificada antes de entrar na sala de aula.
– A gente monitora todos os alunos. Caso apresentam temperatura alterada, são colocados em uma sala específica e os pais chamados.
A rede privada de ensino não tem um calendário único, e as escolas têm autonomia para definir em que dia retomam as aulas, de modo que as famílias devem ficar atentas às datas divulgadas pelas escolas dos filhos. No entanto, conforme o calendário de orientação elaborado pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), a retomada deve ocorrer, em sua maioria, em 21 de fevereiro.
Já o retorno das atividades presenciais da rede estadual está marcado para o dia 21 de fevereiro para todos os estudantes. Mesma data prevista para a volta dos alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede municipal de Porto Alegre. Os pequenos da Educação Infantil, na Capital, retornam para sala de aula na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro.