Estão abertas até terça-feira (29) as inscrições para o Projeto Voar, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras entre estudantes do Ensino Médio da rede pública de educação. Desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS), a iniciativa é totalmente gratuita e terá duração de três meses.
Em sua segunda edição, o projeto selecionará os 30 primeiros alunos que se inscreverem por meio deste site. Os participantes precisam ter disponibilidade para acompanhar todos os encontros, com acesso à internet e a computador ou celular que disponham de câmera e microfone, além de uma conta no Gmail.
As atividades começam em 30 de junho e vão até 6 de outubro, com 15 encontros online de três horas, sempre às quartas-feiras, e exercícios em grupo e individuais que devem ser realizados no decorrer da semana. No total, serão 80 horas de atividades, sendo 45 online e 35 promovidas em momentos diferentes pelos participantes.
No decorrer deste período, os estudantes terão demandas colaborativas que visam proporcionar a autodescoberta, o conhecimento de suas potencialidades e de oportunidades acessíveis, além do desenvolvimento de habilidades empreendedoras, socioemocionais e digitais.
Confira o conteúdo programático do projeto
- O que é um projeto de vida
- Competências empreendedoras e sua importância no projeto de vida (Framework Entrecomp)
- O que são e como desenvolver as soft skills
- Competências socioemocionais do Big Five
- O que é um objetivo SMART e como elaborá-lo
- Quais as habilidades que nos ajudam a resolver problemas complexos
- Habilidades do século 21, segundo a ONU
- Habilidades digitais a serviço do empreendedorismo e do projeto de vida
- Ferramentas: Matriz FOFA; Mapa Pessoal; Círculo de Ouro; IKIGAI
- Trabalho em equipe e colaboratividade
- Liderança e comunicação
- Elaboração do projeto de vida e do plano de ação