A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (18) o número de estudantes que participaram do sistema de avaliação de aprendizado durante a pandemia. O Avaliar é Tri RS, que começou em 25 de maio, teve adesão de cerca de 500 mil alunos da rede estadual de ensino. Isso significa que 190 mil (27,46%) dos 690 mil aptos a realizar os testes não participaram. A Seduc não considera baixo o índice de participação.
O prazo de conclusão da avaliação chegou a ser estendido porque alguns alunos, segundo a Seduc, ainda estavam finalizando o exame.
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio responderam a questões de língua portuguesa e matemática. A avaliação visa aferir o aprendizado em 2020 e identificar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021.
A partir do lançamento dos dados das provas concluídas, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
— Tivemos uma grande mobilização por parte das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), das equipes diretivas, professores, familiares e estudantes. Este é o primeiro passo para que possamos recuperar o que ficou para trás durante esse mais de um ano sem a realização de aulas presenciais. Agradeço a todos os envolvidos pelo comprometimento — disse a titular da Seduc, Raquel Teixeira.
A próxima etapa será uma avaliação amostral, a fim de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.
Questões na internet
A Seduc confirma que há questões dos exames que foram encontradas na internet. A pasta explica que são casos pontuais e que, para fins de produção de informação, o Caed trata os dados de modo que se excluam da análise situações que configurem padrões de resposta altamente improváveis ou de desempenho igualmente implausíveis. Ressalta ainda que esses dados não serão considerados no diagnóstico final e não comprometerão os resultados.
Os dados da avaliação serão compilados até 28 de junho e servirão como base para ações de planejamento e recuperação de aprendizagem.