A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) prorrogou o prazo para realização das provas de avaliação de estudantes da rede estadual de ensino. O Avaliar é Tri RS, que começou a ser aplicado em 25 de maio nas escolas e na plataforma virtual disponibilizada pelo governo do Estado, terminaria nesta sexta-feira (11).
Agora, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, poderão responder às questões até quarta-feira (16). Dos 690 mil alunos aptos, 320 mil fizeram os testes, o que representa 49,7%.
Segundo a Seduc, o prazo foi estendido porque há muitos estudantes ainda realizando as provas. A pasta diz não considerar baixa a adesão até o momento.
A avaliação visa aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020 e avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021. Os testes incluem questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Após a realização das provas, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais. Depois da avaliação diagnóstica, será feita uma avaliação amostral, a fim de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.
A Seduc confirma que há questões que foram encontradas na internet. Explica que são casos pontuais e que para fins de produção de informação, o CAEd trata os dados de modo que se excluam da análise situações que configurem padrões de resposta altamente improváveis ou de desempenho igualmente implausíveis. Ressalta que estes dados não serão considerados no diagnóstico final e não comprometerão os resultados.
Os resultados da avaliação serão compilados até o dia 28 de junho e servirão como base para ações de planejamento e recuperação de aprendizagem.