A prefeitura de Pelotas anunciou um novo decreto que permite o retorno gradual das aulas presenciais para todos os níveis de ensino. O município permitia antes apenas as aulas na Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Com o decreto publicado na tarde de quarta-feira (12), a quinta-feira (13) serviu de preparação para as escolas da rede particular e estadual receberem os alunos do 3º, 4º e 5º anos.
O processo será feito de maneira progressiva, a cada 15 dias, condicionada à aprovação dos planos de contingência das instituições de ensino pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde para a Educação (COE-E) Municipal.
No calendário estabelecido pela prefeitura está autorizada a retomada das atividades das séries iniciais nesta quinta, e a partir do dia 27 de maio do 6º, 7º, 8º e 9º anos. Por fim, no dia 10 de junho, retornam os alunos do Ensino Médio.
— O retorno às aulas é fundamental, não apenas à aprendizagem das crianças, mas, sobretudo, à saúde mental e ao convívio social, que é tão importante para os jovens — afirmou a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
A decisão de retomada do ensino presencial foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento a Covid-19. A escolha por dividir em etapas foi recomendada pelo Comitê Científico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é que, com esse espaço de tempo entre cada retorno, seja possível medir os eventuais impactos.
Mesmo com a liberação das aulas presenciais, as escolas municipais ainda não retornam neste momento. A prefeitura segue discutindo com as equipes das próprias escolas, para definir o momento para isso. Durante esse período, os alunos da rede municipal seguem com atividades virtuais.