Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram um boletim matemático que mostra desaceleração do número de casos de covid-19 em Pelotas e Rio Grande. Além disso, o cálculo para os próximos 20 dias também mantém esse prognóstico.
De acordo com o estudo, o Índice de Reprodução Basal (R0) em ambas as cidades está abaixo de 1, o que significa que estão dentro do ideal para que haja redução de casos.
Rio Grande estava com o R0 em 0,96. Isso significa que cem novos infectados podem transmitir o vírus para outros 96 indivíduos, o que caracteriza ainda números em crescimento, mas com uma pequena desaceleração na velocidade de transmissão.
Já em Pelotas, o índice R0 está em 0,85. Ou seja, a cada cem pessoas com covid-19, outras 85 devem ser infectadas. Com base no estudo, isso demonstra uma "desaceleração mais acentuada" da transmissão.
Ainda assim, os pesquisadores ressaltam que esses números só serão possíveis caso a região mantenha os protocolos sanitários e o distanciamento social. Neste final de semana, por outro lado, pelo menos quatro eventos clandestinos com aglomerações foram flagrados pela fiscalização em Pelotas, Rio Grande e Jaguarão.