A região sul do Estado registrou pelo menos quatro eventos clandestinos neste final de semana. Em uma das festas, a maioria dos frequentadores é estudante de Medicina.
O evento ilegal aconteceu na noite deste sábado (8), na praia do Laranjal, em Pelotas. Segundo a Brigada Militar, 39 pessoas foram autuadas, e os organizadores assinaram um termo circunstanciado. A Guarda Municipal identificou os frequentadores, e a maioria cursa Medicina — não se sabe em qual instituição de ensino eles estudam.
Também no sábado uma festa com 120 pessoas foi encerrada no bairro Areal. Os policiais apreenderam equipamentos de som e pequenas quantidades de drogas.
Já em Rio Grande, a Polícia Civil encerrou uma festa com mais de 70 pessoas no bairro Cidade Nova. O local era fechado, sem ventilação e nenhum dos frequentadores utilizava máscara. O organizador do evento foi preso em flagrante.
Em Jaguarão, um rodeio clandestino foi encerrado. A Brigada Militar recebeu a denúncia do evento que estava acontecendo no bairro Patacão. O rodeio reuniu mais de 200 pessoas. Após a chegada da BM e das equipes da prefeitura, muitos frequentadores fugiram. Mesmo assim cem pessoas foram multadas.
— As pessoas receberam uma multa administrativa pela lei municipal que não permite aglomerações de R$80,50. Pelo menos metade dos multados já eram reincidentes, com isso terão que pagar um valor dobrado sobre a multa — afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde da cidade, Patrícia Lisiane da Silva Silveira
Os principais municípios do sul do Estado possuem leis municipais que multam as pessoas que descumprem as regras sanitárias. Pelotas e Rio Grande costumam fazer operações integradas aos finais de semana com o apoio da Polícia Civil, Guarda Municipal e Brigada Militar.