Pelotas e Rio Grande suspenderam as aplicações de vacinas contra a covid-19 em gestantes. Rio Grande comunicou a decisão no começo da manhã desta terça-feira (11). O município estava vacinando grávidas com e sem comorbidades desde a semana passada. Já Pelotas emitiu um comunicado no meio da manhã e atribuiu a decisão a uma orientação da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS).
Pelotas teria nesta terça-feira (11) uma ação de vacinação nas instituições de educação, destinada às pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 54 a 59 anos; pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise; gestantes e puérperas a partir dos 18 anos; além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos.
Em razão da nova orientação, gestantes e puérperas não devem comparecer para receber a aplicação da vacina, porém segue a imunização dos demais grupos.
Em Rio Grande, nesta terça-feira, será a vez de pessoas com 57 anos que apresentam alguma comorbidade e que tenham como comprová-la. A vacinação para gestantes e puérperas está suspensa no município até nova orientação pelo governo do Estado.
Os dois municípios ainda estão concluindo a segunda dose da CoronaVac. Por isso, não existe a previsão de aplicar doses da vacina do Butantan em grávidas por enquanto.
Em relação à vacina da Pfizer, as cidades ainda não têm previsão de aplicação.