A data de realização do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no primeiro semestre de 2021 segue sendo uma incógnita. Ainda que informações de bastidores sejam de que as provas ocorram entre abril e maio, a posição oficial da instituição é de que as datas seguem sob análise.
De acordo com Irma Bueno, presidente da Comissão Coordenadora do Ingresso da UFRGS, ainda é aguardada a aprovação, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), das alterações necessárias para que seja feita a seleção no modelo adequado à situação de emergência de saúde em razão do coronavírus.
— Após a aprovação pelo Cepe, passaremos a organizar os demais detalhes — explica ela, preferindo não detalhar as datas.
A maior parte das universidades federais do Estado, entretanto, tem ingresso exclusivo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo cronograma ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para ocorrer a partir de 17 de janeiro de 2021.
Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o ingresso será pelo Sisu, mas a universidade segue com os processos seletivos específicos, a exemplo de ingresso para quilombolas e indígenas e para o curso de Educação do Campo, cujas inscrições vão de 15 de dezembro a 15 de fevereiro.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também está mantido o método de ingresso via Sisu. Conforme as universidades, o calendário de matrículas ainda depende da oficialização pelo MEC.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) adotará dois processos seletivos: o Sisu e editais próprios complementares para ingresso pela nota do Enem, estes, geralmente, para aqueles cursos de graduação que tiverem vagas ociosas após o Sisu.
.