O Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda não fechou contrato para a realização digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas estão marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após a realização da versão impressa — em 17 e 24 de janeiro. Os custos também não estão definidos.
A pouco menos de 60 dias, o contrato ainda encontra-se em fase de finalização, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vertente do MEC responsável pela realização dos exames.
Segundo o portal G1, para que o projeto-piloto seja realizado, ainda é preciso alterar o contrato do exame impresso, fechado com a Fundação Cesgranrio, e incluir os detalhes sobre a versão digital. O MEC tem o objetivo de tornar a prova 100% digital até 2026.
Quando anunciado, o projeto online contaria com cerca de R$ 20 milhões de investimentos, disse o Inep na época. Também não havia planos de compra de novos computadores, mas a utilização de equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes.