As aulas presenciais da Educação Infantil, do Ensino Médio e do Ensino Superior da rede privada estão autorizadas a retornar a partir da próxima terça-feira, dia 13 de outubro, em Novo Hamburgo (confira o calendário abaixo). A medida foi autorizada pelo município em decreto publicado na noite desta terça-feira (5).
Conforme o texto, o retorno não é obrigatório. A decisão do Executivo ainda mantém a suspensão das aulas presenciais na rede pública municipal.
— Nas escolas do município, as atividades vão continuar remotamente até o dia 19 de janeiro de 2021. Os alunos ainda têm a opção de agendar atendimento presencial na escola, com entrega de materiais, por exemplo. Até essa data, vamos conseguir computar 802 horas (de aula), portanto, dentro da legislação — avaliou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Os anos finais do Ensino Fundamental podem ser retomados no dia 28 de outubro, enquanto os anos iniciais estão previstos para voltar dia 12 de novembro. O acesso dos alunos menores de idade às escolas se dará mediante prévia anuência dos pais ou responsáveis, por escrito, em um formulário que pode ser obtido na unidade de ensino.
— A rede municipal é muito maior do que a privada. Somente em Novo Hamburgo, as escolas municipais reúnem 24 mil alunos. É muito diferente de uma escola infantil que recebe menos crianças. Essa liberação era uma demanda de muito tempo das escolas privadas — complementou a secretária.
Novo Hamburgo está na segunda semana com bandeira laranja pelo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. O município registrou, até esta quarta-feira (6), 172 óbitos e 6.035 casos de coronavírus.
No dia 13 de outubro também está previsto o retorno da rede estadual de ensino.
Confira o calendário
- Educação Infantil - a partir de 13 de outubro
- Ensino Médio - a partir de 13 de outubro
- Ensino Fundamental - anos iniciais: a partir de 12 de novembro
- Ensino Fundamental - anos finais: a partir de 28 de outubro
- Ensino Superior - a partir de 13 de outubro