A divulgação do mapa preliminar das bandeiras do sistema de distanciamento controlado realizada nesta sexta-feira (4) apontou a manutenção de sete regiões na bandeira laranja. Assim, as regiões de Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul estão mais perto de ficarem liberadas pelo governo do Estado de retomar, a partir da próxima terça-feira (8), as aulas da educação infantil.
A regra estabelece um período mínimo de 14 dias na bandeira laranja ou amarela para iniciar o retorno das atividades escolares. Ainda cabem recursos, e o mapa definitivo da semana será divulgado na segunda-feira.
Em levantamento feito pela reportagem de GZH junto às regiões que estão em bandeira laranja, decidiram pela volta às aulas municípios das áreas de Caxias do Sul e Bagé. Na região da Serra, os municípios de Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha já liberaram a reinício das atividades a partir da terça-feira para as escolas privadas.
A decisão prevê o retorno sob cumprimento do plano de contingência aprovado pelo Comitê de Operações Especiais da Saúde e atendimento a, no máximo, 50% dos alunos. Somente em Caxias do Sul, 40 escolinhas particulares voltarão a receber as crianças. As escolas municipais seguirão fechadas ainda nesta semana, mas já há municípios que preveem retorno durante o mês de setembro.
Já na região de Bagé, os municípios decidiram pela liberação somente das escolas privadas da educação infantil. Na cidade de Bagé, inclusive, algumas instituições voltaram aos trabalhos nesta semana. No entanto, as instituições municipais seguem sem previsão de retomada.
— As escolas particulares estão liberadas para voltar, claro, seguindo todas as orientações de segurança. No entanto, a rede municipal não tem data para voltar. Temos 55% dos nossos servidores da educação dentro do grupo de risco. Não temos segurança para voltar neste momento — afirmou o prefeito de Dom Pedrito e presidente da Associação dos Municípios da Região do Sudoeste do Estado, Mario Augusto de Freire Gonçalves.
Nas regiões de Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Cachoeira do Sul, até o fechamento desta reportagem, a decisão das prefeituras foi de não retomar ainda as atividades escolares. Na região de Uruguaiana, dez dos 13 municípios também não aprovar o retorno dos alunos. A principal preocupação dos prefeitos é a falta de segurança para os estudantes e profissionais.
Na próxima segunda-feira (7), com a divulgação do mapa definitivo da semana, outras regiões podem seguir na bandeira laranja e assim completar o tempo mínimo que permite a volta às aulas. Porém, que as regiões que permanecerem na bandeira vermelha terão a retomada das atividades adiadas.