O Colégio Militar de Santa Maria adiou o retorno das aulas presenciais em pelo menos uma semana. A informação é da 3ª Divisão de Exército. A decisão se deu após uma conversa entre a prefeitura e representantes da escola.
Ainda nesta quarta-feira, a unidade havia divulgado uma nota falando sobre o retorno presencial para a próxima segunda-feira (21), seguindo uma determinação da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Depa). Durante a tarde, a prefeitura divulgou uma nota afirmando não ser possível o retorno.
Na tarde desta quarta-feira (16), a Procuradoria da República em Santa Maria e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul emitiram uma recomendação conjunta para que o Colégio Militar de Santa Maria revogasse o comunicado de retorno às aulas em 21 de setembro, e à prefeitura que monitorasse as atividades da escola e, se necessário, aplicasse alguma sanção.
Segundo o comunicado divulgado pela escola, a retomada das aulas presenciais no CMSM, quando acontecer, deve ser de forma gradual. As séries terão aulas em dias e semanas alternados. Já há medidas previstas para o distanciamento entre os presentes, alunos, professores e demais servidores, e para a sanitização dos espaços.