O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (31) mudanças da edição deste ano do Enem, com a implementação gradual do exame em forma digital.
Neste ano, serão 100 mil vagas distribuídas pelo Brasil. O estudante poderá optar se prefere fazer a prova de forma digital ou impressa se houver aplicação digital em sua cidade. Como o número de vagas é limitado, a inscrição no novo modelo dependerá de vagas disponíveis.
No Rio Grande do Sul, apenas três cidades terão a aplicação de forma digital: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.
As datas da aplicação serão diferentes para quem optar pelo Enem Digital, porém as regras, horários e orientações seguirão as mesmas.
Os participantes que escolherem a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. Já os participantes do exame na versão impressa realizarão as provas nos dias 1º e 8 de novembro.
Depois de efetuada a inscrição, não há possibilidade de trocar o modo de aplicação e, segundo o Inep, só poderão solicitar atendimento especializado como intérprete de Libras e ledores aqueles que optaram pela prova impressa. Treineiros também só poderão realizar a prova em papel.
Confira o número de vagas por cidades do RS no Enem Digital:
Bento Gonçalves
- 600 vagas
Porto Alegre
- 4.232 vagas
Santa Cruz do Sul
- 963 vagas