Diferentemente de anos anteriores, quando ocorria em janeiro, de domingo a quarta-feira, o vestibular 2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será realizado em dois fins de semana de primavera, nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º dezembro, conforme o calendário abaixo:
- 23/11/2019: Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna
- 24/11/2019: Língua Portuguesa e Redação
- 30/11/2019: Biologia, Química e Geografia
- 1º/12/2019: História e Matemática
Horários
- Neste ano, as provas ocorrem à tarde, com início às 15h. Os candidatos devem estar no local às 14h30min.
- Os vestibulandos terão quatro horas e trinta minutos para responder as provas de cada dia.
- Os candidatos só poderão sair das salas duas horas depois do início da prova.
Sabatistas
- Pessoas que não podem fazer a prova durante o dia de sábado por razões religiosas devem comparecer no mesmo horário que os demais candidatos (14h30min). Elas permanecerão separadas e farão o exame a partir das 19h.
O que levar
- Durante a realização das provas, o candidato só poderá manter consigo, em lugar visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de identidade e uma garrafa transparente de água ou refrigerante sem rótulo.
Trânsito
- A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalha na elaboração de um esquema de trânsito especial para os dias da prova. Será feito o reforço de linhas. O planejamento deve ser divulgado nesta quinta-feira (20).
Gabarito
- Os gabaritos de cada prova serão divulgados às 9h do dia seguinte à sua realização.
- Médias e abstenções também serão informadas no dia seguinte, às 18h.
Listão
- A divulgação dos resultados será feita no site do vestibular da UFRGS, no dia 16 de dezembro.
- O Boletim de Desempenho estará disponível no Portal do Candidato em até cinco dias úteis após a divulgação do resultado.
Candidatos e vagas conforme a forma de acesso
- Total: 26.614 candidatos e 3.980 vagas
- Acesso universal: 13.969 candidatos e 1.967 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar: 6.322 candidatos e 213 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar e autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1.166 candidatos e 233 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita: 3.962 candidatos e 222 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1.046 candidatos e 241 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar, PCD: 68 candidatos e 253 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar e autodeclarados preto, pardo ou indígena PCD: 22 candidatos e 285 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita PCD: 44 candidatos e 272 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarados preto, pardo ou indígena PCD: 15 candidatos e 294 vagas.
Ingresso pelo Sisu
- O vestibular preenche 70% das vagas da UFRGS. As 30% restantes são oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — com exceção do curso de Música, que tem prova de habilitação específica e todas as vagas são para ingresso via vestibular.
- Tanto no Sisu como no vestibular, 50% das vagas são reservadas, conforme a política de ações afirmativas, para estudantes oriundos do Ensino Médio público.
- Os candidatos ingressantes pelo Sisu serão conhecidos somente em janeiro. O período de envio de documentos e de análise é diferente do vestibular. Depois, a etapa de matrícula presencial é a mesma, mas isso acontece já perto do início das aulas.
- Com a antecipação do vestibular, a UFRGS entende que terá mais tempo para a análise da maioria dos ingressantes, já que 70% das vagas são ocupadas por essa modalidade de ingresso.