O colégio de Alvorada, na Região Metropolitana, indicado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para receber o modelo cívico-militar é a Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, que integra o programa RS Seguro e oferece Ensinos Fundamental e Médio para 730 alunos. Em reunião nesta quinta-feira (3), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Gravataí, o diretor-geral da Seduc, Paulo Magalhães, detalhou a proposta para a direção da Carlos Drummond de Andrade e para os integrantes do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da instituição.
— Mesmo com a indicação, a escola precisa realizar uma consulta pública com a comunidade, que irá aprovar ou não essa mudança — explica Magalhães.
Essa consulta deve ser feita nos próximos dias. A Seduc tem até o dia 11 deste mês para informar ao Ministério da Educação (MEC) as escolas escolhidas no Estado — a Drummond se enquadra nos critérios do governo federal para aderir ao projeto cívico-militar, como ter Ensinos Fundamental e Médio e ter entre 500 e 1 mil alunos, e da Seduc (integrar o programa RS Seguro).
— Queremos fazer o anúncio oficial o mais breve possível e já aplicar o modelo no ano letivo de 2020 — garante Magalhães.
Junto com a escola de Alvorada, a Seduc deve oficializar também a Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul. Para Silvana Machado, diretora do colégio de Alvorada, a indicação foi recebida com alegria pela equipe.
— Ficamos muito felizes. Vai nos permitir focar no pedagógico e não nos preocuparmos com a segurança no entorno — projeta, ao destacar que a instituição está localizado numa região de vulnerabilidade social.
As escolas selecionadas receberão R$ 1 milhão do MEC para a adaptação ao novo modelo cívico-militar.