A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) confirmou que realizará um plebiscito para decidir se irá aderir ao Programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (7) em reunião na qual o Conselho Universitário (Consun) aprovou a medida. A consulta deve ocorrer entre os meses de outubro e novembro, com votação universal entre todos os integrantes da comunidade acadêmica.
O Consun aprovou também, por unanimidade, um cronograma de debates sobre o Future-se que devem ocorrer até o meio de outubro. Nas próximas semanas, os detalhes do plebiscito, incluindo data provável, serão definidos pelo Conselho Universitário. Para o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, trata-se de uma decisão histórica.
— Plebiscito é a expressão máxima da democracia, somente possível em situações de alta intensidade democrática. Felizmente, a maioria dos conselheiros e conselheiras teve coragem de dizer sim a democracia e não ao conservadorismo. Plebiscitos não devem ser feitos para impor a vontade de alguns, mas sim para garantir o respeito à decisão democrática da comunidade — afirmou.
O que é o Future-se
O Future-se é um programa que propõe mudar o jeito como as universidades públicas são financiadas. Hoje, o dinheiro vem do governo federal. Agora, a ideia é que as instituições busquem verba junto à iniciativa privada para depender menos do Estado.