Estudantes que ocupavam área no Centro de Eventos (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixaram o prédio na manhã desta segunda-feira (1º). A informação é da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Cerca de 15 calouros ocupavam salas do CE desde o dia 12 de março como forma de manifestação porque havia uma fila de espera para moradia estudantil.
Conforme o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, a situação foi resolvida porque todos os calouros que aguardavam vaga na moradia provisória foram atendidos e restam agora na fila de espera aproximadamente 30 veteranos. Questão que, conforme ele, deve ser resolvida em cerca de dez dias.
Na semana passada, a universidade havia solicitado a reintegração de posse da área. Hillig explica que a Justiça Federal marcou uma audiência para esta terça-feira (2) para tratar o pedido _ com a saída dos estudantes do local, ele será extinto.
O pró-reitor reforça que a instituição trabalha para retirar da moradia estudantil aqueles alunos já formados e que estuda alternativas - como a antecipação da liberação de vagas antes do início das aulas - para que a situação deste semestre não se repita.
A universidade começou o ano letivo em 11 de março com um déficit de, pelo menos, 120 vagas de moradia estudantil. No início da mobilização dos estudantes, cerca de 50 calouros chegaram a ocupar duas casas que ficam no centro de eventos da instituição e que não são voltadas para o alojamento estudantil.