Se você não conseguiu a tão sonhada vaga em uma universidade federal por meio do vestibular tradicional e não foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado foi divulgado na segunda-feira (28), calma que nem tudo está perdido. É possível acessar o Ensino Superior por meio das listas de espera.
Nesse caso, o sistema não gera nota de corte das vagas remanescentes, de acordo com o Ministério da Educação. A convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.
Confira o que deve ser feito para entrar na disputa por essa oportunidade.
- Antes de tudo, se o candidato foi selecionado na sua primeira ou segunda opção de curso, ele não poderá participar da lista de espera. Este recurso é reservado para aqueles que não foram chamados na convocação regular do Sisu.
- Caso o estudante se encaixe na situação de não aprovação no Sisu, ele precisa manifestar interesse em ingressar na lista de espera por meio do site até dia 5 de fevereiro.
- É necessário fazer o login na plataforma e acessar o “boletim do candidato”.
- Em seguida, precisa ser confirmado o interesse na lista de espera, clicando em “participar da lista de espera”
- Para confirmar que o interesse foi registrado, confira o recebimento de uma mensagem emitida pela plataforma do Sisu.
- Só será possível optar por entrar na lista de espera dos cursos para os quais o estudante se inscreveu como primeira e segunda opção de curso no período de inscrição.
- A convocação dos candidatos para a realização da matrícula na universidade é feita pela própria instituição de ensino. Por isso, é importante ficar atento aos chamamentos feitos pela entidade na qual se está participando da lista de espera.
- Cada instituição tem seu próprio método de divulgação dos aprovados. Entre em contato com as universidades e informe-se sobre os detalhes.
- Uma mesma universidade pode fazer diversas convocações de vagas remanescentes do Sisu. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, realizou 17 chamamentos em 2018. Então, fique de olho.