Em assembleia realizada no fim da tarde desta terça-feira (15), na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), os professores do Centro Universitário Metodista (IPA) decidiram retomar a greve motivados pelo não pagamento dos salários de abril. Representantes dos estudantes que estiveram presentes manifestaram apoio ao movimento dos professores.
O problema dos atrasos é o mesmo que levou, no final de abril, a uma paralisação que durou cerca de uma semana. Aproximadamente 40% dos funcionários – aqueles que recebem as faixas salariais mais altas – não receberam os vencimentos referentes a abril em dia neste mês.
A direção do IPA informou que o atraso nos pagamentos acontece devido à dificuldade de receber o repasse de verbas referentes a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). A expectativa da reitoria é normalizar a quitação dos vencimentos de seus funcionários a partir da folha de maio, com pagamento em junho.
Uma nova assembleia foi marcada para sexta-feira (18), às 14h, em local ainda não definido. Na oportunidade, será avaliada a evolução do quadro salarial e do movimento.