A prefeitura de Caxias do Sul determinou a anulação da prova objetiva do concurso público para todos que concorreram aos cargos de professor. Os testes foram aplicados em 14 de janeiro deste ano. Conforme nota encaminhada pela prefeitura na noite dessa segunda-feira (5), a medida se aplica em virtude de o exame, elaborado pela empresa vencedora da licitação, não estar em conformidade com as exigências no edital.
A anulação é somente para os cargos de professor nas áreas de Arte, Ciências e Matemática, Educação Física, Estudos Sociais e Língua Estrangeira - Inglês e Português.
Na nota, a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, explica que o exame não apresentou as cinco questões de legislação especificadas no item 5.3 do edital de abertura nº 01/2017. Ao invés disso, a prova de conhecimentos específicos teve 25 questões de conhecimentos específicos, quando o correto seriam 20.
A data, horário e locais para a reaplicação das provas de professor ainda não estão definidos e serão divulgados por edital. Somente poderá fazer a nova prova quem compareceu no concurso no dia 14 de janeiro. Não será preciso fazer uma nova inscrição. Os candidatos ao cargo de professor deverão fazer a nova prova para continuarem concorrendo no concurso porque a primeira não será considerada.
A secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, afirma que os candidatos ao cargo de professor devem ficar atentos no dia-a-dia ao site da prefeitura e aos meios de comunicação em que é divulgado o edital. Conforme ela, é possível antecipar que a publicação do novo edital, contendo data, horário e os locais de prova de cada candidato, ocorrerá no primeiro semestre. A secretária diz, no entanto, que a prefeitura está trabalhando para que a nova prova ocorra assim que possível.
A secretária relata que tem havido muita confusão entre os outros candidatos, principalmente os que concorrem ao cargo de secretário de escola. Vangelisa reforça que devem fazer a nova prova somente os candidatos ao cargo de professor.
Segundo a secretária, a empresa será multada pelo erro na prova para os cargos de professor. A multa deve ficar entre 5% e 10% do contrato global.
Pouco mais de 9 mil pessoas se inscreveram para o concurso. O cargo de secretário de escola é o mais concorrido. Ainda segundo a prefeitura, a anulação das provas para os cargos de professor não afeta o andamento do concurso para os demais cargos.
As informações sobre a anulação da prova para o cargo de professor estão publicadas na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial do Município.