Os resultados da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2018 não trouxeram a notícia desejada pela estudante Nicole Pietra Ribeiro, que pela primeira vez tentou ingressar em uma graduação em Medicina utilizando a plataforma do Ministério da Educação (MEC). O fato de não ter sido aprovada, pelo menos na primeira chamada, porém, não veio como uma surpresa para a jovem: aos 17 anos, ela acaba de concluir o Ensino Médio e, agora, pretende dedicar o ano de 2018 a estudar com foco total para ingressar no curso que almeja.
— Acredito no meu potencial! Em 2017, fiquei na lista de espera da Ulbra, foi por pouco, então acredito que agora, com mais tempo e mais foco, eu consiga alcançar algumas (aprovações) — declarou a estudante nesta segunda-feira (29), após conferir o resultado.
A semana passada foi marcada por dias de ansiedade, indecisão e expectativa para Nicole, que utilizou pela primeira vez o sistema em que instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham participado da última edição Enem 2017 e obtido nota acima de zero na Redação.
Dia após dia, Nicole procurou cursos, pesou opções, conferiu notas de corte, desistiu de suas escolhas iniciais, acreditou que conseguiria, pensou que não teria chances. Em um primeiro momento querendo tentar ingresso em instituições públicas gaúchas, a jovem acabou mudando de ideia ao conferir a concorrência — que ela considerou muito alta nos cursos de Medicina do Estado.
— Se eu conseguisse passar em Medicina no Rio Grande do Sul, melhor. Mas não tenho problema em estudar em outro Estado, onde o curso seja menos concorrido.
Ao longo de cada dia de inscrições, Nicole foi avaliando suas chances e adaptando as opções a partir da notas mínima prevista para ingresso, o que levou ela a concorrer a cursos sediados desde Rio Grande, a 300 quilômetros de Canoas, até João Pessoa, na Paraíba, distante 3,8 mil quilômetros de casa. Agora, pretende se dedicar aos estudos para tentar aprovação em algum vestibular de universidades particulares ou no Sisu de 2019, que seleciona para instituições públicas de Ensino Superior.
Calendário do Sisu 2018
Primeira chamada: 29 de janeiro
Matrículas dos aprovados na primeira chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59min de 7 de fevereiro
Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro