Um novo balanço da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul, divulgado na manhã desta quarta-feira (11), apontou queda de escolas paralisadas em função da greve dos professores. Conforme levantamento do governo do Estado, 74 não abriram as portas devido à greve. Na terça-feira. o número indicava 149 escolas totalmente fechadas em função da mobilização.
Já o número de escolas parcialmente afetadas caiu de 893 para 404 entre ontem e hoje. O número de escolas funcionando normalmente, dentre as consultadas, chegou a 1.176, contra 1.054 ontem. Como nem todas as coordenadorias respondem aos levantamentos, o número de escolas consultadas pode variar.
A presidente do Cpers, Helenir Schurer, diz que a mobilização dos professores segue muito forte, e que os dados do governo estadual não representam o número de escolas paradas.
— Nós temos uma orientação de não informação. Tem muita gente que não está informando absolutamente nada. A gente conversou com vários núcleos, tem alguns com 90% em greve. Estamos fazendo um levantamento e vamos dar mais detalhes na próxima segunda-feira — disse.
Na última terça (10), houve reunião entre os professores em greve e governo do Estado, mas não houve acordo. Não há previsão para nova reunião entre o Cpers e o governo gaúcho.
Os professores querem o pagamento em dia dos salários. O chefe da Casa Civil, Fabio Branco, garantiu que analisará os cálculos encaminhados pelo Cpers.