A informação de que consta em uma lista com as melhores instituições de Ensino Superior do mundo, divulgada nesta terça-feira (5), foi celebrada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Para a universidade, a conquista mostra que "os esforços empreendidos ao longo dos anos estão gerando resultado e estamos alcançando o objetivo de estar no mesmo patamar das principais universidades internacionais".
Leia mais:
RS tem três universidades em ranking de melhores do mundo
"É uma grande conquista, apesar de toda a crise", diz UFRGS
"A UFPel tem cumprido sua parte, falta que o governo cumpra a dele", diz reitor
"Acreditamos que o nosso trabalho deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico de maneira local e global e é isso que buscamos em todas as nossas áreas de atuação", informou a PUCRS, por meio de nota.
A universidade também afirmou acompanhar com atenção "o cenário político-econômico do país e é inegável que ele traz impactos às instituições de ensino". Garantiu, porém, que está preparada "para continuar oferecendo o melhor ensino, as melhores condições para a geração de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas de impacto. Num cenário como esse, mais do que nunca, acreditamos e apostamos na educação como meio privilegiado de transformação da realidade em que vivemos".
No ranking, compilado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), aparecem ainda outras duas universidade do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foram incluídas na edição deste ano do ranking THE, considerado a principal classificação do Ensino Superior, mil instituições de ensino de 77 países. Nas melhores posições estão universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos, com a britânica Oxford na primeira posição.