Uma mansão virou creche pública em Morro Reuter, no Vale do Sinos. A casa, alugada pela prefeitura, abrigará a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff, que terá capacidade para atender até 150 crianças, de zero a cinco anos de idade, em turno integral. A inauguração está marcada para as 11h deste sábado (17), com apresentação do cantor Daniel Torres.
Com o novo espaço, será zerada a fila de crianças de até três anos de idade à espera de vaga no município. Em entrevista ao Gaúcha Repórter nesta quinta-feira (15), a prefeita do município, Carla Chamorro, contou que atualmente 100 crianças estavam sem escola na cidade.
O terreno tem área total de 2.666 m² e dispõe de quadra de esportes com gramado, playground, horta, cancha de areia, entre outros espaços recreativos. O local nunca foi utilizado pelo proprietário.
Leia mais:
Governo do RS anuncia recursos para obras em 287 escolas estaduais
Alunos de Portão são campeões mundiais em olimpíada de raciocínio na Grécia
Governo gaúcho corta mais de 2 mil turmas nas escolas estaduais
– É a escola dos sonhos de todo professor – disse a prefeita.
Apesar de a casa de 694,30 m² ter sido construída com objetivo residencial, a prefeitura não precisou fazer obras na estrutura – foi necessária apenas a colocação de redes de proteção nas sacadas. Além disso, a casa foi alugada com todos os móveis, inclusive com cozinha equipada.
O aluguel custará R$ 6,7 mil por mês, em um contrato de quatro anos. Para poder fazer o investimento sem prejuízo aos cofres públicos, a prefeitura extinguiu duas secretarias e alugará um espaço público no centro da cidade.
– Nós temos a intenção de construir uma escola. No entanto, para que isso possa acontecer, nós vamos precisar dos recursos federais. Estamos esperando que abra de novo o Programa Proinfância, que dá recursos para a construção – explica a prefeita Carla Chamorro.