Além de formar um pesquisador, o mestrado desenvolve as principais habilidades desejáveis para transformar o aluno em professor ou especialista em alguma área específica. Por sua vez, o doutorado é o passo seguinte, voltado a quem quer se aprofundar em uma pesquisa científica e ser capaz de adquirir e desenvolver conhecimento inovador.
No Brasil, uma das referências em mestrado e doutorado é a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Muitos egressos da universidade optaram pela carreira acadêmica em instituições de ensino do Estado e do país. Também houve a formação de profissionais que aplicaram seus conhecimentos, adquiridos pelos métodos de investigação, nas empresas em que atuam, conforme salienta o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da UCPel, Ricardo Pinheiro.
– Essa técnica nada mais é do que um modelo de enfrentamento de um problema, que capacita uma pessoa a pensar cientificamente – complementa.
Com o intuito de qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho, a UCPel está com vagas para os programas de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGDH) e em Saúde e Comportamento (PPGSC), mestrado em Saúde no Ciclo Vital e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação. As inscrições vão até o dia 9 de novembro.
O que não faltam são motivos para ingressar na UCPel e ampliar seus conhecimentos. Confira uma lista com 6 deles:
1. Aulas com professores e pesquisadores de grandes referências
Relação direta dos mestrandos e doutorandos com professores de amplo domínio teórico e prático na investigação, com experiência em suas áreas. Também é proporcionado um contato próximo com pesquisadores renomados, que estão disponíveis nas orientações de projetos nas áreas da saúde, política social e engenharia, entre outras.
Com mais de 20 anos de produção científica de ponta, a qualidade no quadro de pesquisadores se deve à constante participação em estudos nacionais e internacionais, com envolvimento dos alunos.
2. Capacidade de produção científica com relevância mundial
De acordo com o Ranking Mundial de Cientistas e Universidades 2022 do AD Scientific Index, cientistas da UCPel estão entre os mais influentes da América Latina e do mundo. A universidade está na 35ª colocação no ranking da lista de universidades brasileiras com mais cientistas produtivos e influentes do planeta. Além disso, a UCPel ocupa o segundo lugar na lista entre as universidades privadas da Região Sul do país.
3. Laboratórios tecnológicos para desenvolver as práticas
Com alta capacidade de realizar pesquisas translacionais para responder às demandas da comunidade da Região Sul do Estado, o Laboratório de Neurociências Clínicas (LANEC) permite desenvolver projetos relacionados à saúde mental, em estudos alinhados com centros internacionais. O laboratório possui infraestrutura de última geração, que possibilita análises celulares, moleculares e bioquímicas.
Entre os equipamentos disponíveis estão HPLC (de cromatografia líquida de alto desempenho), RT-PCR (amplifica amostras de RNA, sendo muito utilizado para detecção de doenças genéticas, patógenos virais e bacterianos) e Multiplex (capaz de realizar até 50 análises qualitativas e quantitativas na mesma amostra); além da sala de cultivo celular, equipada para realização de experimentos em linhagem celular.
4. Única da região com Política Social e Direitos Humanos
O Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos tem uma qualificada proposta e é o único da Região Sul do Estado. Além disso, oferece oportunidade para pesquisa, em particular na Linha 2 do Programa – Direitos Humanos, Segurança e Acesso à Justiça – nas áreas de segurança pública, acesso à justiça, direitos humanos, direito penal e processual penal, da questão penitenciária, da criminologia e da sociologia jurídica.
Segundo a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas da UCPel, Ana Cláudia Lucas, a grade abrangente confere potencial para receber egressos dos mais diferentes cursos de graduação que se identifiquem com estas áreas de pesquisa. O centro é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas cujos resultados são referência nacional, incluindo parcerias com órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe).
5. Vocação para pesquisas em sistemas de saúde
No mestrado profissional, os alunos são estimulados a produzir soluções que auxiliem diretamente o sistema de saúde, seja público ou privado, A proposta é trazer melhorias e intervenções na gestão, para que possam gerar resultados às pessoas atendidas.
Para quem cursa Engenharia Eletrônica e Computação, o estímulo é para encontrar melhoria e automação em saúde. Para isso, a universidade mantém convênios com empresas produtoras de equipamentos do setor.
Tudo fica integrado quando o departamento de Política Social e Direitos Humanos desenvolve estudos sobre os direitos de acesso aos serviços de saúde.
6. Valores diferenciados para estudar
Para o Processo Seletivo do primeiro semestre de 2023, a UCPel definiu uma política de descontos diferenciada. Todos os aprovados nos cursos de doutorado e de mestrado terão redução de 75% no valor das parcelas. Para isso, o acadêmico deve concluir o mestrado em 24 meses ou o doutorado em 48 meses. Cada curso possui uma forma específica de seleção e a taxa de inscrição é escalonada conforme a data de realização que pode ser conferida no site da universidade.