A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. É nesse período que se inicia o desenvolvimento integral da criança incluindo aspectos físicos, intelectuais, linguísticos e sociais. A fase da creche, que atende crianças de 0 a 3 anos, dá lugar à pré-escola e suas possibilidades de novas descobertas. Por lei, desde 2013, é obrigatória a matrícula de crianças a partir de quatro anos de idade em instituições de ensino.
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, há o cuidado de não lidar com essa etapa como se fosse uma preparação para o Ensino Fundamental. As práticas pedagógicas que compõem o currículo são todas permeadas pelas interações e brincadeiras, oportunizando às crianças o protagonismo em suas aprendizagens.
– Na Educação Infantil, as crianças têm a oportunidade de vivenciar diversificadas experiências, intencionalmente organizadas e planejadas, para que possam ampliar seus conhecimentos sobre si e o mundo – contextualiza Lisiane Tebaldi, orientadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Anchieta, em Porto Alegre.
Para a orientadora, a experimentação em sala de aula com os professores e a convivência com outras crianças da mesma faixa etária, são os maiores ganhos para o desenvolvimento da criança, numa fase na qual se forma a personalidade e a identidade do indivíduo. No Anchieta, que atende crianças a partir dos três anos, além das propostas cotidianas de cada turma contemplando diferentes campos de experiência, as crianças também participam de aulas especializadas de Música e Movimento, Educação Física, Linguagem Digital e Língua Inglesa.
– A proposta pedagógica da instituição fundamenta-se na Pedagogia Inaciana, inspirada nos ideais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. São cinco pilares básicos: Contexto, Experiência, Reflexão, Ação e Avaliação, que norteiam nossas práticas cotidianas junto às crianças, desenvolvendo competências cognitivas, socioemocionais, motoras, linguísticas e espirituais, contribuindo, assim, para a "formação da pessoa toda para toda a vida" – aprofunda Lisiane.
Inauguração do novo Espaço da Educação Infantil foi protagonizado pelas crianças
Desde agosto do ano passado, o Colégio Anchieta conta com um novo prédio para a Educação Infantil. Com 8,8 mil metros quadrados, o espaço foi totalmente pensado para a vivência e o bem-estar das crianças e conta com salas de aula com solário e mezanino (para as turmas do Infantil B e C), salas de aula com solário e banheiro (para o Infantil A), biblioteca, pátios, quadras poliesportivas adaptadas à idade das crianças, cozinha pedagógica, refeitório, horta, pomar, salas multiuso e salas específicas para as aulas especializadas.
– A nova sede nasceu da necessidade de trazer ao espaço da Educação Infantil um ambiente mais significativo. Além da metodologia, o ambiente escolar também tem seu impacto na aprendizagem. Com o local, buscamos fortalecer o vínculo dos alunos com o colégio, entendendo essa etapa como o início do processo da educação básica e oferecendo aos estudantes um começo de vida acadêmica com qualidade – conceitua o Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta, Dário Schneider.
Cada criança foi protagonista da mudança, levando em mãos algum objeto, brinquedo, livro ou jogo. No final do semestre, também foram as crianças que realizaram um tour guiado com os pais, apresentando o novo espaço da Educação Infantil para as famílias
LISIANE TEBALDI
Orientadora pedagógica da Ed. Infantil do Colégio Anchieta
Para os alunos que cursavam os primeiros anos no período da inauguração, a mudança do prédio antigo para o prédio novo gerou um projeto escolar. Mesmo antes de conhecer o espaço, os pequenos reuniam-se para conversar, imaginar e desenhar como seria o lugar até então desconhecido.
– Tudo foi pensado e planejado cuidadosamente para que cada criança se sentisse participante dessa grande mudança. Assim, além dos desenhos e projetos em sala de aula, fizeram inúmeras visitas prévias à inauguração, sempre com um diferente intuito para que pouco a pouco fossem “desbravando e conhecendo o novo território”. Primeiramente exploraram os pátios, num outro momento realizaram as aulas especializadas nas novas salas, conheceram os demais ambientes e, finalmente, a nova sala de aula – lembra Lisiane, destacando a importância do planejamento atento e cuidadoso no trabalho com a infância.