O processo de transmissão dos votos das eleições em primeiro turno, neste domingo (15), pode demorar um pouco mais que o normal no início da apuração do pleito, mas isso não deve atrasar o anúncio dos resultados. A expectativa é do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Daniel Wobeto. É que, por causa da pandemia, o recolhimento dos materiais com os mesários irá exigir a higienização, o que levará um tempo maior do em eleições anteriores.
Wobeto acredita que o maior volume de votos chegue por volta de 20h. Por isso, o resultado matemático para uma disputa mais apertada talvez fique para mais próximo desse horário. A estimativa, aliás, é que os novos prefeitos e vereadores de todo o Estado sejam conhecidos até as 20h.
— A gente encerra a votação às 17h. Lá por 17h30min, 17h45min começam a entrar os boletins de urna. Tem um momento que acelera muito a entrada de resultados. Eu acho que essa acelerada vai demorar um pouco mais para acontecer, porque os cartórios eleitorais vão ter que recolher os materiais com os mesários com mais cuidado. Então, vão demorar um pouco mais. E vai fazer com que a curva seja mais suave. Mas o final do processo não deve mudar muito — explicou durante entrevista ao Gaúcha Hoje na Gaúcha Serra deste sábado (14).
Para quem não puder votar neste domingo, a orientação é justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título. Conforme Wobeto, a ferramenta servirá no futuro para outras ações da Justiça Eleitoral, como fechamento de cadastro. O app também é uma alternativa aos eleitores neste domingo, substituindo o título de papel.
Neste ano, também por conta do coronavírus, não será utilizada a biometria. Segundo Wobeto, não seria possível higienizar o aparelho a cada voto registrado. Há risco de danos ao equipamento.