Em tempos de reconstrução, toda ajuda é bem-vinda, sobretudo as que envolvem conhecimento. Um grupo formado por conselheiros de grandes corporações está oferecendo mentorias gratuitas para empresas gaúchas afetadas pela enchente.
A ação é lidera pela Conselheiros TrendsInnovation e o objetivo, segundo a presidente da associação, Gillian Borges, é que a expertise dos empresários acostumados com gestões de crise auxilie os empreendedores a definir prioridades e se reorganizar.
— Somos um grupo de conselheiros com uma visão de futuro, tendência e inovação. Buscamos olhar pelo menos 80% do tempo para esses elementos. Diante da catástrofe, entendemos que poderíamos contribuir com essa metodologia, preparando as empresas para darem um outro passo na sua reconstrução — diz Gillian.
O pré-requisito para ter acesso à mentoria é simples: basta estar no Rio Grande do Sul e ter sofrido com a cheia. Empresas de todo porte são aceitas no programa.
O projeto propõe cinco horas de mentoria online para cada mentorado, divididas em cinco sessões de uma hora cada, podendo se estender caso a caso. A ação de solidariedade será conduzida por 98 mentores ao todo, uma parte deles da Conselheiros TrendsInnovation e outra da Inova Business School, também de São Paulo.
— Na hora do desespero, o gestor tende a ficar muito focado no problema. A ideia é que o conselheiro ajude o empresário a olhar em perspectiva e eles trabalharem, juntos, os caminhos possíveis. Claro que é preciso parar e se reorganizar, mas quando não se tem recursos financeiro ou de pessoas, é preciso pensar em alternativas — diz a presidente da associação.
Como participar
- As vagas de mentoria estão disponíveis para mais de 150 empresas.
- Para participar, os interessados devem acessar este link.
- No formulário, é possível selecionar um ou mais mentores que tenham a ver com o seu negócio — veja aqui a lista de profissionais.
- Não é obrigatório, no entanto, que a escolha seja necessariamente direcionada ao perfil da empresa.