A possibilidade de o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ser transferido para o comando da Petrobras é acompanhada com apreensão no mercado financeiro, segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo. A eventual confirmação de seu nome será vista como sinal de vitória das teses intervencionistas que avançam no governo Lula.
Economistas de grandes corretoras com atuação na B3, bolsa de valores de São Paulo, afirmaram à Coluna do Estadão que o perfil desenvolvimentista de Mercadante já causou preocupação à frente do banco de fomento, onde decisões equivocadas têm impacto menor e mais lento.
No entanto, alertam, na Petrobras o efeito é sempre imediato e controverso. Decisões estratégicas da estatal, que passam por exemplo por ampliação do plano de investimentos, divisão de dividendos e política de preços, afetam na mesma hora os valores dos ativos e geram desdobramentos sobre a economia.
A troca de comando é debatida em um momento em que governo e estatal precisam resolver uma controvérsia envolvendo os dividendos. Segundo o jornal O Globo, uma reunião na quarta-feira (3) entre os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, selou a decisão de pagar os dividendos extraordinários da Petrobras que foram retidos pelo conselho de administração em março. A distribuição envolve 100% dos cerca de R$ 43,9 bilhões extras.
Vitória
A decisão, de acordo com o Globo, é vitória de Haddad sobre Costa e Silveira, que defendiam segurar os recursos, alegando que a companhia poderia correr o risco de não ter dinheiro suficiente para sustentar o plano de investimentos.
Da última vez que o tema foi debatido, o governo pediu a retenção dos dividendos para melhorar a capacidade de financiamento da Petrobras. A decisão frustrou o mercado financeiro, e as ações da empresa caíram. O jornal O Estado de S. Paulo informou que Lula, para tomar uma decisão, orientou auxiliares a pedirem à Petrobras cálculos exatos sobre o quanto a estatal pode distribuir de dividendos ainda em abril.