A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, está alertando os contribuintes para uma alteração no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Agora, de acordo com a pasta, só é possível gerar um código QR Code para quitar o imposto via Pix, no site do Detran RS.
A alteração é temporária e necessita de uma autenticação através do acesso do usuário no portal gov.br. A ação foi colocada em prática pelo governo gaúcho como forma de prevenir os contribuintes de possíveis golpes. Pagamentos de taxas de licenciamento e multas, além de consultas e quitação do IPVA de anos anteriores, também estão incluídas na medida.
O pagamento via Pix pode ser utilizado tanto para o pagamento em cota única quanto para o parcelamento e está disponível em mais de 760 instituições. Quem não possui login gov.br pode fazer o cadastro ou procurar as redes bancárias credenciadas, como o Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Banco do Brasil, lotéricas da Caixa Econômica Federal, Sicredi e Sicoob, para pagar o imposto.
Os canais de atendimento e o site da Receita Estadual já estão informando sobre a mudança e o direcionamento para o site do Detran RS. O aplicativo voltado ao pagamento do imposto também está notificando sobre a medida.
Sobre o IPVA 2024
Para o pagamento do IPVA 2024 no mês de março, o desconto para o pagamento integral ou parcelado é o mesmo: de 1%. No entanto, devido aos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução para o contribuinte pode chegar aos 20,8%. O prazo para adesão ao parcelamento foi encerrado e a data de vencimento por placa termina em abril.
Alerta para evitar golpes
Para evitar golpes, o governo do Rio Grande do Sul alerta que não envia links e boletos de cobrança do IPVA. Além disso, sites legítimos para gerar o código de pagamento estão sob o domínio rs.gov.br.
- Nome: Ipva Sefaz/RS
- CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
- Instituição: Bco do Estado do RS S.A
- Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080