Abrindo o calendário das grandes datas do comércio da Capital, a 27ª edição do Liquida Porto Alegre foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (22). A campanha de vendas vai até o dia 3 de março e promete descontos “imbatíveis” em segmentos variados do varejo.
São 5 mil negócios participando da ação neste ano, do comércio tradicional aos serviços e até a hotelaria. Os descontos estarão disponíveis em estabelecimentos de 93 bairros de Porto Alegre.
— Com certeza faremos o maior Liquida de todos os tempos. Este ano, colocamos um foco muito forte na preparação das empresas participantes para que elas possam tirar o maior proveito da campanha — disse Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre, realizadora do Liquida.
Oscar Frank, economista-chefe da entidade, explicou que a escolha pelo mês de fevereiro para a campanha tem a ver com a sazonalidade natural do varejo. O segundo mês do ano, além de ter menor quantidade de dias, concentra feriados prolongados e férias. É o período mais desfavorável do ano para os lojistas devido ao baixo movimento, com faturamento 16% menor no comércio e quase 10% inferior nos serviços em relação a outros meses.
Dos 36 segmentos variados que estarão estampando o Liquida nas vitrines, a maioria é empresas de vestuário, farmácia, joalheria e ótica. Desses, 64% são lojas de rua e 36% estão em shoppings.
Pesquisa inédita
Uma pesquisa inédita divulgada pela CDL apontou as tendências buscadas pelos consumidores no Liquida Porto Alegre. A começar pela relevância: 43% dos participantes acreditam na efetividade da campanha — posição que só perde para o Black Friday (54%).
O estudo ainda mostra que 74% dos consumidores têm disposição de gastar no Liquida Porto Alegre. Desses, 53% buscam por eletrodomésticos e 31% por eletrônicos. Os porto-alegrenses ouvidos pretendem gastar cerca de R$ 1 mil na temporada de promoções.
A entidade não faz projeção de valor em vendas, por considerar difícil mensurar uma cifra exata devido ao grande número de pequenos estabelecimentos participante.
Prestigiando o lançamento da campanha, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou a tradição do Liquida para a cidade. E disse que a edição é um “ganha-ganha” para a Capital:
— O dinheiro sempre é curto, então, primeiro ganha a população. Segundo, o comércio é sazonal. Fevereiro tem Carnaval, Navegantes, muitas férias... É inteligente ter o Liquida para pelo menos equilibrar as contas nos outros 11 meses.
A campanha deste ano tem como mascote um robô. Em tamanho real, atua como super-herói e sinaliza a “invasão de promoções” na Capital.
Liquida Porto Alegre em números
- 5 mil estabelecimentos participantes
- Promoções em 93 bairros da Capital
- 3,2 mil lojas de rua (64%)
- 1,8 mil estabelecimentos de shopping (36%)