A companhia aérea Gol anunciou nesta quinta-feira (25) que entrou com pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, em Nova York. O processo, equivalente ao de recuperação judicial no Brasil, vale para a empresa e suas subsidiárias. A empresa tem R$ 20 bilhões em dívidas.
Em comunicado, a empresa garante que não haverá impactos aos clientes e funcionários após a medida.
Veja perguntas e respostas sobre a situação da companhia
Comprei uma passagem da Gol. Como ficam os voos a partir de agora?
Segundo a companhia, todos os voos de passageiros, e até os de carga da Gollog, continuam normalmente. Os acordos de codeshare (compartilhamento de voo) e interline (reserva de um único bilhete com mais de uma companhia aérea) também continuarão disponíveis para os clientes.
Tenho um voucher de bilhete da Gol. Vou poder utilizá-lo normalmente?
Conforme comunicado, "a GOL seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo, proporcionando a melhor experiência aos clientes, que poderão organizar suas viagens da forma que sempre fizeram". Os passageiros poderão continuar a voar com a utilização de passagens e vouchers.
Vou perder milhas no programa Smiles?
Os clientes da Gol seguirão acumulando milhas ao voar pela companhia e poderão comprar e resgatar milhas acumuladas por meio do Smiles.
Pedi reembolso ou preciso ser ressarcido por problema em bagagem. A Gol vai pagar?
A empresa afirma no comunicado que "planeja honrar todas as obrigações com clientes, incluindo reembolsos de passagens, cupons de viagem e pagamentos ou crédito associados a reclamações de bagagem ou serviços, em conformidade com políticas da empresa em vigor."
A Gol vai demitir funcionários?
A companhia disse que seguirá pagando salários e benefícios aos colaboradores normalmente ao longo do processo de Chapter 11. "Nada mudará nas atividades rotineiras dos nossos colaboradores", garantem. A Gol também disse que "irá honrar compromissos com parceiros comerciais e fornecedores pelos bens e serviços fornecidos no dia ou depois da data do pedido de Chapter 11".