O Brasil vem ano a ano ganhando mais espaço na exportação de ovos, tornando-se um importante fornecedor da proteína para os principais mercados consumidores mundiais. O Rio Grande do Sul mais do que dobrou o embarque de ovos ao Exterior em 2023, com alta de 130% até novembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas você sabe como eles são transportados?
Por serem produtos sensíveis, os envios exigem uma série de cuidados, a começar pela embalagem. Anderson Herbert, diretor comercial da Naturovos, diz que os protocolos de exportação atentam desde ao tamanho dos ovos até a estrutura da caixa e a temperatura do transporte. Tudo para que o produto chegue ao destino intacto, nas mesmas condições em que seria comercializado localmente.
— O objetivo é a perda zero. O produto tem de chegar ao Chile como se estivesse chegando em Porto Alegre — diz Herbert.
O ovo revendido aqui, portanto, é o mesmo que vai para outros países. A única diferença é a embalagem, que tem formato diferente. Os ovos em casca são acomodados em bandejas de 30 unidades, feitas de estrutura mais resistente, com o casulo (espaço onde vai o ovo) reforçado para suportar os percalços do translado.
Há, ainda, as variações industriais do produto, como os ovos líquidos e os ovos em pó.
Nos ovos líquidos, a casca é retirada e a gema e a clara são separadas e pasteurizadas. O envaze vai de embalagens de um quilo a cinco quilos — esta última para uso de bordo em aviões, por exemplo. As embalagens maiores, de uma tonelada ou uma carreta de tanque, abastecem a indústria alimentícia.
Já o ovo em pó é o produto desidratado. Pode ser tanto a clara e a gema separados quanto a mistura do ovo integral. O transporte propriamente dito é feito por via marítima, em contêineres ou caminhões frigoríficos carregados em navios, os mesmos que levam carnes e frutas para outros países.
A Naturovos é a única no Rio Grande do Sul a embarcar ovos e uma das principais exportadoras do ramo no país. Os produtos partem de duas unidades no Estado, uma em Salvador do Sul e outra em Vacaria.
Os ovos e as suas versões são comercializados para 15 destinos diferentes, dos vizinhos no Mercosul aos mais distantes na África, Ásia e Oriente Médio.