Com a conclusão da distribuição do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2022, no domingo (30), cidadãos que receberam o benefício já podem consultar o valor depositado em suas contas do fundo. Segundo a Caixa Econômica Federal, foram repassados R$ 12,7 bilhões, em 217,7 milhões de contas de FGTS que tinham saldo em dezembro de 2022. Foram beneficiados nesta leva 132 milhões de trabalhadores com crédito proporcional ao saldo existente na data.
O depósito é registrado no aplicativo como AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2022. A data informada do crédito é 10/07 para seguir padrões operacionais de lançamentos do fundo.
O resultado do fundo discorre do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, segundo a Caixa.
Quem tem direito a receber parte do lucro?
Todas as pessoas com contas vinculadas no FGTS em 2022, sendo ativas ou inativas, com saldo em dezembro, receberam parte do lucro. O valor distribuído via lucro não poderá ser sacado por qualquer cidadão. O governo mantém as regras atuais relacionadas ao saque do FGTS. Entram nesse rol casos especiais, como demissão, feita pelo empregador, sem justa causa, rescisão por acordo e quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido por outras doenças graves.
Atendimento presencial
Pessoas que não podem fazer a consulta via app devem ir a qualquer agência da Caixa e pedir o extrato no balcão de atendimento. O extrato do FGTS em papel também é enviado pelo banco a cada dois meses, no endereço cadastrado pelo contribuinte. Quem mudou de local de moradia precisa procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.