Com a divulgação da distribuição de parte do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) registrado em 2022 aos cotistas do fundo, parte dos contribuintes pode estar com dúvidas sobre a elegibilidade e como verificar o valor que deverá receber.
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que serão R$ 12,7 bilhões divididos entre 82 milhões de trabalhadores. O valor corresponde a 99% do lucro total registrado pelo fundo no ano passado, de R$ 12,8 bilhões.
Para saber a parcela do lucro que será depositada, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02461511.
Quem tem direito a receber parte do lucro?
Todas as pessoas com contas vinculadas no FGTS em 2022, sendo ativas ou inativas, com saldo em dezembro, poderão receber parte do lucro. O valor não poderá ser sacado por qualquer cidadão. O governo manterá as regras atuais relacionadas ao saque do FGTS, segundo informações do g1. Entram nesse rol casos especiais, como demissão sem justa causa, rescisão por acordo e quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido por outras doenças graves. O dinheiro será depositado até 31 de agosto.
É possível consultar o saldo no site?
Não. Até o ano passado, era possível consultar o saldo no site da instituição, mas todo o atendimento eletrônico relativo ao FGTS foi transferido exclusivamente para o aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS.
Atendimento presencial
Pessoas que não podem fazer a consulta via app devem ir a qualquer agência da Caixa e pedir o extrato no balcão de atendimento. O extrato do FGTS em papel também é enviado pelo banco a cada dois meses, no endereço cadastrado pelo contribuinte. Quem mudou de local de moradia precisa procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.