Nesta segunda-feira (17), será liberado o último lote de pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2023. Serão contemplados trabalhadores de empresa privada nascidos em novembro e dezembro, e servidores públicos com cartão de inscrição do Pasep com último dígito oito ou nove.
O recebimento dos valores é automático para quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou no Banco do Brasil, no caso do Pasep.
Os beneficiários também podem sacar o dinheiro. Nos dois casos, PIS e Pasep, o benefício estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.
Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.
Para o pagamento do PIS, é considerado o mês de nascimento do trabalhador. Já no caso do Pasep, o que vale é o dígito final do número de inscrição no programa. O calendário de pagamentos começou em 15 de fevereiro. (Confira o cronograma completo abaixo)
Requisitos
Para receber o abono, há requisitos nos quais os trabalhadores devem se encaixar. Um destes é estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos. Também é necessário ter recebido dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (neste caso, 2021).
Não têm direito ao benefício empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.
O abono pode chegar ao valor de até um salário mínimo — dependendo da quantidade de meses trabalhados.
Saiba como consultar
Desde 5 de fevereiro, as informações sobre o abono salarial podem ser consultadas por meio da Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158. Nestes canais, é possível saber, por exemplo, o valor do benefício, data e banco em que o valor será recebido.
Trabalhadores do setor privado também podem fazer a consulta nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Quem é do setor público pode encontrar informações por meio do Banco do Brasil — há, ainda, a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001 para Capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800-729-0001 para Interior).
Confira o cronograma completo
Trabalhadores da iniciativa privada:
Mês de nascimento — Data do pagamento
- Janeiro e fevereiro — 15 de fevereiro
- Março e abril — 15 de março
- Maio e junho — 17 de abril
- Julho e agosto — 15 de maio
- Setembro e outubro — 15 de junho
- Novembro e dezembro — 17 de julho
Trabalhadores do setor público
Final da inscrição — Data do pagamento
- 0 — 15 de fevereiro
- 1 — 15 de março
- 2 e 3 — 17 de abril
- 4 e 5 — 15 de maio
- 6 e 7 —15 de junho
- 8 e 9 — 17 de julho