A previsão de frio no final de semana está animando lojistas para o Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira (12). Empresários ligados ao Sindilojas Porto Alegre que a chegada das baixas temperaturas represente acréscimo nas vendas, embora não estimem um percentual exato.
A aposta fica em quem compra em cima da hora. Segundo levantamento da entidade, 24% dos consumidores deixam para adquirir os presentes na véspera, o que deve coincidir com a mudança no clima. Já 19,4% contam que fazem as compras no dia, trazendo mais uma parcela que pode optar pelos itens de inverno.
A pesquisa do Sindilojas também mostra que roupas estão no topo da lista dos itens que os entrevistados pretendem dar, com 30% das respostas. Depois, aparecem os produtos de perfumaria, cosméticos e produtos de higiene, com 24%, os calçados com 11,4% e as flores com 8%.
Já os itens mais desejados são cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, com 23,5% das citações. Eles ultrapassaram as roupas, que aparecem com 19,8%, uma mudança de comportamento em relação a 2022, quando essa opção liderava com 27,7%.
O Sindilojas espera movimentar R$ 174 milhões com Dia dos Namorados em Porto Alegre, 6,8% a mais do que no ano passado. O ticket médio deve ficar em torno de R$ 211,12 por pessoa.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) também está otimista em relação às baixas temperaturas próximas ao Dia dos Namorados.
— O ideal era que o frio chegasse nesta sexta-feira (9). Neste ano está demorando, mas como o brasileiro deixa muito para a última hora, a chegada certamente deve interferir positivamente nas vendas. Quando há uma mudança no clima, se estimula a comprar — explica o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva.
A entidade fez um levantamento na Região Metropolitana, que também identificou a preferência pelas roupas e itens pessoais neste ano. A pesquisa constatou que 53% dos 300 entrevistados investirá em roupas, calçados, joias, beleza e perfumaria. Já 12% citaram as flores, doces e cestas comemorativas, e 3% escolheram os artigos para casa e eletrônicos.
O estudo ainda traz um recorte com o público que gosta de viver uma experiência na data. Nas respostas, 29% dos entrevistados demonstraram interesse em comemorar o Dia dos Namorados com um jantar especial em casa. Sair para um bar ou restaurante é a intenção de 22%. Já fazer um passeio ou viagem será a escolha de 10%, e se hospedar em um hotel, motel ou spa apareceu em 2% nos questionamentos.