O Dia dos Namorados de 2023, comemorado no próxima segunda-feira, 12 de junho, é aguardado com expectativa pelo comércio no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a data deve movimentar cerca de R$ 174 milhões na economia, segundo projeção do Sindilojas da Capital.
O incremento esperado é de 6,8% sobre os negócios do ano passado. O ticket médio gasto apurado pela pesquisa deve ser de R$ 211,12 por pessoa.
— O aumento de preços nos últimos 12 meses foi quase insignificante, então o dado reflete aumento de consumo, mesmo. Dependendo do clima, acaba sendo a terceira data mais importante do ano para o varejo. Pela expectativa dos lojistas, vemos que há uma leve alta na intenção de comprar, o que sempre é positivo — diz o presidente do Sindilojas, Arcione Piva.
Os presentes mais desejados, segundo a entidade, são cosméticos, perfumaria ou produtos de higiene, com 23,5% das citações na pesquisa. A opção aparece à frente do segmento de roupas e vestuário, que no ano passado liderava entre as preferências (27,7% naquele ano para 19,8% em 2023).
Na pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), que inclui outras regiões do Estado, 29,5% dos entrevistados responderam que pretendem comprar presentes para a data. Já o gasto médio deve ser de R$ 180,19 — menor do que os R$ 190,37 do ano passado. A pesquisa ouviu consumidores em Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Entre os que vão presentear, os dados mostram que 75,3% vão procurar por ofertas. Ou seja, o consumidor está atento ao que cabe no seu bolso.
— Tem uma expectativa de movimento, mas não imaginamos que vá ser um grande resultado ou muito superior ao ano passado, porque outros dados de ímpeto de consumo indicam comportamento mais contido neste ano — avalia a economista da Fecomercio-RS, Giovana Menegotto.
As experiências aparecem com destaque, indicando movimento importante para o setor de serviços, principalmente os ligados à alimentação, como bares e restaurantes. Tanto que o segmento foi incluído pela primeira vez na pesquisa, dada a sua relevância para a data. Conforme a Fecomércio-RS, 70% dos entrevistados que pretendem sair para celebrar o Dia dos Namorados devem optar por almoçar ou jantar fora.
— Há o movimento do consumo do presente, mas também o movimento de comemorar. É uma data muito importante para o varejo, mas também para os serviços de bares e restaurantes — diz Giovana.
O efeito, para o Sindilojas, é de retorno para o comércio.
— Todo mundo se beneficia. Quando saio pra jantar, estou consumindo um Uber, um jantar mais caro, e esse dinheiro que gira volta para o consumo — acrescenta Piva.