Criado e com mais de 20 anos de atuação em Santa Maria, o Totem vai inaugurar, em 2024, um novo colégio exclusivo para alunos do ensino fundamental e médio na cidade. A nova estrutura fica às margens da BR-158, próximo ao viaduto da Uglione, em uma área total de 7 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados de área construída. O investimento gira em torno de R$ 4 milhões. O projeto do novo colégio começou há cerca de seis anos, mas há um ano já está em execução. A projeção inicial é receber entre 450 e 500 novos alunos a partir dos seis anos, contemplando desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Para falar sobre essa novidade, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana é Carlos Sardi, diretor do Totem. Confira a entrevista na íntegra abaixo.
O Totem já opera em Santa Maria com duas turmas do ensino médio desde o ano passado, junto a estrutura de aulas do pré-vestibular, na Rua dos Andradas. A partir da conclusão do novo prédio, essas turmas serão transferidas ao novo local, já o pré-vestibular continuará ali. Dentro dos 7 mil metros de área, o local contará com espaços de convivência, cantina, biblioteca, quadras de esportes e também espaços de integração com a natureza, além de ter preocupação com a operação sustentável.
A projeção da empresa é que o novo empreendimento gere um retorno em impostos de aproximadamente R$ 1 milhão. Além disso, devem ser contratados cerca de 100 novos funcionários entre professores e profissionais para áreas de apoio. Também haverá preferência para contratação de serviços e fornecedores locais.
Além do colégio em Santa Maria, o Totem também conta com o serviço em Cachoeira do Sul há cerca de 12 anos. São cerca de 500 alunos, desde o berçário até o ensino médio. Para dar conta, são cerca de 130 funcionários no local. Em Cruz Alta são oferecidos o ensino fundamental e médio. São aproximadamente 100 alunos e 30 colaboradores. Já o pré-vestibular, além de Santa Maria, também está presente em Santa Rosa, Ijuí e Santa Cruz do Sul.