Um conceito de construção que era até alguns anos mais popular nos Estados Unidos tem ganhado espaço no Brasil, o steel frame. Em tradução livre, quer dizer estrutura de aço. Em resumo, estruturas pré fabricadas de metal servem como o "esqueleto" da casa, que depois é preenchido com placas. Por isso, o sistema também é conhecido como "construção à seco". Em Santa Maria, a RC Hause, há 15 anos no mercado de construção civil se especializou na área e só trabalha nesse modelo há quatro anos. Por isso, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana é o diretor da empresa, Robson Couto. Confira a entrevista na íntegra abaixo.
Conforme Couto, o método também conhecido como "Lego da vida real" permite uma construção muito mais rápida, permitindo a conclusão até mesmo na metade do tempo do que uma obra convencional de alvenaria. Outra vantagem é quanto ao pouco desperdício de material. Como tudo é pré-fabricado, a estrutura de aço é levada já pronta até o local da obra e depois as placas apenas são instaladas. Isso também permite uma manutenção mais fácil, sem necessidade de quebrar paredes, já que as tubulações hidráulica e elétrica vão entre as placas. O sistema também permite melhores isolamentos acústico e térmico do que a alvenaria comum.
Segundo o direto da empresa, o valor é competitivo e, em algumas vezes, até mais barato do que a construção convencional. A RC Hause tem obras em diversos municípios da região. Além de Santa Maria, tem já estruturas entregues em Itaara, Santiago e São Pedro do Sul, por exemplo. A agenda está com obras contratadas até o final de 2024. A construtora faz a obra desde o seu início, desde o projeto, passando pela fundação até os acabamentos finais. No entanto, quem já tiver um projeto, mesmo que tenha sido realizado para uma obra convencional, pode procurar a RC Hause que é possível construir no modelo steel frame.