A partir da próxima semana, Santa Maria passa a ter voos mais frequentes para São Paulo. As viagens, que eram diretas e em três dias da semana, passam a acontecer nas segundas, terças, quintas, sextas e sábados, em uma espécie de triangulação.
Conforme o superintendente do Aeroporto de Santa Maria, Aleques Martins, o terminal passou por ampliações e melhorias nos últimos anos para receber mais e mais voos. Foram obras em novas salas, ajustes de espaços e cumprimento de exigências para que as companhias aéreas se instalassem bem para prestar seus serviços.
Hoje, são viagens diárias para Porto Alegre, pela companhia aérea Azul, e mais o voo para São Paulo, da Gol. Durante as férias de verão, a Azul promove também viagens para Florianópolis.
A roteiro para o centro-oeste do país, agora, funciona da seguinte maneira: a aeronave sai de Congonhas às 9h, vem para Santa Maria, sai daqui perto das 13h em direção a Uruguaiana e, às 15h, sobe novamente em direção a São Paulo, chegando lá próximo das 18h. Com isso, quem está na capital paulista chega em Santa Maria em cerca de três horas. Já a viagem que parte do coração do Rio Grande dura aproximadamente quatro horas.
Agora, o projeto é ampliar a pista de pouso. A expectativa é de que no próximo ano sejam feitas as obras, que permitirão receber aeronaves maiores, como boeings. Hoje, os aviões que decolam e aterrissam em Santa Maria tem capacidade de carregar cerca de 70 passageiros.
Para marcar o progresso do terminal, recentemente ele recebeu um nome oficial. Hoje, pode ser chamado de Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho. A regionalização que aparece no nome é apenas uma confirmação do que já se sabe - que, com o aeroporto em pleno funcionamento, toda a região é beneficiada.
A novidade dos voos diários e a projeção de melhorias no Aeroporto Regional foi o destaque do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira, abaixo, a íntegra do programa.