Na expectativa para a apresentação do relatório da nova regra fiscal pelo relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reúne-se na manhã desta segunda-feira (15) com a equipe econômica do governo.
O encontro ocorre no dia em que Cajado deve apresentar o texto a líderes partidários. De acordo com a agenda oficial da Presidência da República, a reunião teve início às 9h, no Palácio do Planalto.
Participam os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), os secretários executivos Miriam Belchior (Casa Civil), Gabriel Galípolo (Fazenda) e Gustavo Guimarães (Planejamento), o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Na semana passada, Cajado havia afirmado que se reuniria nesta segunda-feira com líderes partidários para apresentar o texto e, depois disso, faria os ajustes necessários no relatório antes de divulgá-lo à imprensa. A divulgação, que inicialmente seria na semana passada, agora está prevista para ocorrer até esta terça-feira (16).
De acordo com o relator da matéria, há membros do PT que se posicionam contra a proposta.
Outras reuniões de Lula
Após o encontro com a equipe econômica, Lula terá outra reunião, com a participação de bancos públicos. Além de Rui Costa, Haddad e Dweck, participam deste segundo compromisso o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, a presidenta da Caixa, Rita Serrano, e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara.
A reunião é realizada diante da expectativa do anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promessa feita desde o início do governo, que já estava prevista para ocorrer em maio. Conforme já afirmou o ministro da Casa Civil, a reedição do programa funcionará por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões.
A terceira e última agenda oficial de Lula nesta segunda-feira está prevista para iniciar às 16h30min, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O presidente deve viajar na quarta-feira (17) ao Japão, para participar da reunião de Cúpula do G7. A visita ocorre entre os dias 20 e 21 de maio.