O relator da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que, pela primeira vez, há um esforço conjunto na Câmara dos Deputados para aprovação do texto.
— Temos um momento diferenciado. Pela primeira vez, temos sinergia na Câmara para aprovação da reforma tributária. Pela primeira vez, Estados produtores estão a favor de uma reforma. Há consenso de que não é mais possível adiar a aprovação — disse Ribeiro em evento da Arko Advice, na tarde desta segunda-feira (27).
Ainda segundo ele, os municípios, que inicialmente têm apresentado resistências aos textos sobre a reforma em tramitação no Congresso, estão "caminhando para evolução do diálogo".
O deputado também destacou a participação do governo federal nas discussões sobre a reforma. De acordo com Ribeiro, ao participar da construção do texto, a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajuda a construir um clima mais favorável para aprovação.
— Um ponto que acho muito relevante é a priorização do governo federal, assumindo de forma colaborativa, mas assumindo na sua agenda a aprovação de uma reforma tributária. É determinante o governo participar. A estratégia que o governo escolheu, que é acertada, de aproveitar o debate no Parlamento, mas participar ativamente da construção do texto, vai ser determinante para esse ambiente de aprovação — destacou o relator.