Quem optou por pagar o licenciamento do seu carro em dezembro pode ainda estar com o documento desatualizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e na Central de Serviços do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Segundo o órgão, isso acontece porque é preciso esperar o ano em exercício para emitir os novos licenciamentos.
Conforme o Detran, no início do ano começaram a ser processadas as antecipações, em ordem de pagamento. Quem pagou primeiro, terá a atualização feita antes. O órgão informou que a atualização online e para impressão deve acontecer em até 15 dias para quem quitou a taxa em dezembro.
O Detran-RS lembra que não há prejuízos aos motoristas, já que os prazos de vencimento do documento vão do final de junho até o final de julho de 2023, dependendo do final da placa de cada veículo.
Para placas que terminam com números de um a cinco, a validade do licenciamento vai até 30 de junho. E para os veículos com placas com final 0 e de seis a nove o prazo se encerra dia 31 de julho.
A Secretaria Estadual da Fazenda divulgou que cerca de 35% dos motoristas gaúchos já quitaram o IPVA 2023 com desconto máximo. O governo do Estado faz a antecipação do imposto, mas o licenciamento só pode ser gerado no ano em exercício.