Seguindo o ritmo nacional, a inflação voltou a acelerar na região metropolitana de Porto Alegre em dezembro: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,56% no último mês de 2022. No acumulado do ano, a alta foi de 3,61% — nível abaixo da média nacional.
Mesmo em elevação, o IPCA acumulado na região em 2022 está em patamar abaixo do registrado no ano anterior (10,99%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira (10).
A Grande Porto Alegre apresentou o menor avanço entre as regiões pesquisadas no IPCA. Já a região do Rio de Janeiro anotou a maior alta (6,65%).
A professora Camila Flores Orth, da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, afirma que a redução das alíquotas do ICMS no Estado em alguns itens — como combustíveis — na virada do ano anterior, e nova diminuição no tributo após lei federal na metade de 2022 ajudam a explicar a inflação menor na Grande Porto Alegre. Esse movimento já havia sido destacado pela colunista Giane Guerra, de GZH.
— Se olhar separadamente pelas grandes categorias do IPCA, a gente percebe que onde a Região Metropolitana está menor do que o Brasil é justamente nos setores de transporte e habitação — explica a professora.
Camila reforça que, se não fosse o efeito da redução de alíquotas de ICMS, o IPCA da Grande Porto Alegre teria aumento mais expressivo no ano passado.
Olhando apenas em termos percentuais absolutos, vestuário apresentou a maior alta entre os nove grandes grupos pesquisados pelo IPCA no acumulado do ano na Grande Porto Alegre, com avanço de 15,9%. O grupo de alimentação e bebidas, que tem peso importante na inflação, aparece logo na sequência, com alta de 12,61% em 2022.
Dos nove ramos pesquisados, apenas habitação (-6,63%), transportes (-6,32%) e comunicação (-1,08%) registraram variação negativa no acumulado do ano passado.
País
Os números do IPCA na Grande Porto Alegre estão abaixo dos registrados no país tanto no mês de dezembro quanto no acumulado do ano. A inflação oficial do país anotou avanço de 0,62% em dezembro e o acumulado de 2022 ficou em 5,79% em 2022. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta terça-feira.