A Receita Federal paga nesta quinta-feira (29) o lote residual de restituição do Imposto de Renda (IRPF) referente a dezembro de 2022. O pagamento vai ser feito para 488,6 mil contribuintes, no valor total de R$ 903,37 milhões.
Desse montante, R$ 235,61 milhões referem-se a contribuintes que têm prioridade legal, sendo:
- 4.613 idosos acima de 80 anos;
- 31.743 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 3.718 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
- 11.433 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 437.130 contribuintes não prioritários. Os lotes residuais são os de cidadãos que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências. O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração.
Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Consulta
A consulta ao lote residual foi aberta no dia 22. O contribuinte pode verificar se foi contemplado no site da Receita. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.