As inscrições para os interessados em participar do Startup Guide do Rio Grande do Sul foram oficialmente lançadas na terça-feira (22) em um evento de largada que ocorreu no Instituto Caldeira. O guia busca ajudar empreendedores e investidores a conectarem-se a diferentes startups ao redor do mundo.
Essa é mais uma fase do projeto que visa a internacionalizar o ecossistema de inovação gaúcho e é inédito na América Latina: nenhuma outra cidade ou região possui um guia desse tipo. O Rio Grande do Sul irá se unir a uma rede de ecossistemas presente em apenas 50 cidades do mundo, como Nova York, Lisboa, Tóquio, Barcelona e outras.
A intenção dos idealizadores é de que a primeira entrega do material com um conteúdo digital aconteça durante o próximo South Summit Brazil, que será promovido em março de 2023, em Porto Alegre. As inscrições poderão ser feitas online por meio deste link. Ao todo, o guia se divide em sete categorias: Espaços, Programas, Fundadores, Investidores, Escolas/Universidades, Experts.
O CEO da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi, apresentou as categorias e a metodologia do Startup Guide e convocou a todos para se unirem por este projeto que, segundo ele, irá transformar e potencializar o Estado.
— Há oportunidade para todos participarem, mostrarem aquilo que está sendo feito, trocarem experiências, ensinarem e aprenderem. O guia final será construído a partir de toda essa troca, é assim que vamos mostrar ao mundo tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul e conectar nossas startups a negócios em outros países e continentes — declarou.
O diretor e superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, também exaltou o pioneirismo do guia na América Latina e a importância de reunir o maior número de informações neste momento.
— Vamos detalhar ao máximo o cenário de inovação e tecnologia gaúcho através de uma metodologia já comprovada e que apenas grandes cidades do mundo têm experimentado. Isso vai colocar o Rio Grande do Sul em um novo patamar e gerar muito mais negócios para as nossas empresas. É uma iniciativa ousada e que só poderia ser feita com a união de pessoas que têm a visão do quanto o Estado cria e pode crescer — salientou.
O evento de largada também trouxe a experiência de investidores, empreendedores e pessoas ligadas à inovação no Estado para engajar as inscrições. O objetivo das próximas fases é realizar entrevistas e pesquisas com agentes locais, empreendedores, programas de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores que estejam integrados ao ecossistema de startups do RS.
A versão final do guia será distribuída online e à imprensa entre os principais eventos de inovação e tecnologia do mundo, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros.
Categorias
Entre as categorias que irão compor o guia, em Startups serão apresentadas quais existem e qual é o seu cenário inovador. A categoria Programas organizará por cidades, instituições, aceleradoras e corporações uma visão geral dos programas existentes.
Em Espaços serão abordados os coworkings e sua infraestrutura. Já a categoria Fundadores reunirá aqueles que fundaram startups já bem-sucedidas, que poderão compartilhar suas experiências, enquanto em Escolas/Universidades são expostos o que a academia está formando e impulsionando em empreendedorismo e inovação.
A categoria Investidores é voltada a apresentar quem são e como investem aqueles que buscam startups para impulsionar. Por fim, a categoria Experts será dedicada aos patrocinadores do guia, consideradas as empresas mais maduras que podem passar ensinamentos aos demais.