Uma plataforma voltada para a produção de um guia que busca ajudar empreendedores e investidores e conectar diferentes startups ao redor do mundo chega ao Rio Grande do Sul. O Estado é o primeiro da América Latina a receber o projeto. A chegada ao RS acontece por uma realização do SebraeX e será executada pela Wise Innovation.
O lançamento das ações do guia, chamado startup guide, acontecerá na próxima quarta-feira (19), às 13h30min, no palco SebraeX, sala de inovação, durante a Mercopar, em Caxias do Sul. O foco do projeto será desenvolver um guia online e impresso com a apresentação de cada região do Estado, com suas vocações econômicas, aspectos culturais, startups e programas que causam um impacto positivo. O projeto será executado ao longo dos próximos meses, identificando startups para compor o guia.
Este guia será distribuído no mundo todo, além de apresentar o potencial do Estado e conectar as empresas a uma comunidade de 50 ecossistemas de cidades como Londres e Lisboa.
Serão realizadas entrevistas e pesquisas ao longo de 10 meses com agentes locais, empreendedores, programação de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores que possam colaborar com as informações para o guia.
O guia estará disponível nos principais eventos de inovação e tecnologia, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros. A intenção dos idealizadores é de que a primeira entrega do material com um conteúdo digital aconteça durante o próximo South Summit Brazil, que será promovido em março de 2023, em Porto Alegre.
— O startup guide vai comunicar ao mundo o ecossistema de startups do Rio Grande do Sul. Qualquer empreendedor que chegue do mundo inteiro ao Estado saberá o que cada região tem para oferecer e as principais startups que se destacam neste cenário — explica Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, CEO da Wise.
Serão distribuídos 2,5 mil guias em livrarias e eventos de inovação no mundo todo, além de outros 2,5 mil para os parceiros do projeto.
O modelo do guia apresenta as empresas e regiões de forma didática e aprofundada. Uma das metas do projeto é de que a divulgação internacional atraia negócios de todos os cantos do mundo para o Estado.
— O startup guide vem para ajudar os empreendedores a saberem o que fazer, onde ir e com quem se conectar para alavancar seus negócios, e automaticamente insere o Rio Grande no Sul numa rede de 50 ecossistemas ao redor do mundo, com mais de 15 mil stakeholders espalhados em cidades como Nova Iorque, Barcelona, Berlim, Londres, Paris, Estocolmo, em países como Suíça, Japão, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, que já possuem os seus Startups Guides — disse o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Além da realização do SebraeX e execução da Wise Innovation, o startup guide gaúcho tem apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e media partner do Grupo RBS. O projeto segue mobilizando novos apoiadores que também tenham interesse em colaborar.